Tiramisú – Receita original italiana

Ingredientes:

  • 4 ovos;
  • 500g de mascarpone;
  • 1/2 xícara de açucar;
  • 400ml de café forte;
  • Chocolate em pó;
  • 1 cálice de licor de sua preferência (Amareto);
  • Bolacha champanhe;
  • 1 pitade de sal;

Rendimento: 8 a 10 porções;

Modo de preparo:

Separe as gemas das claras e reserve. Em uma tigela, junte as gemas e o açucar e mexa até ficar um creme claro. Misture o mascarpone nesse creme, até ficar bem homogêneo. Em outra tigela, bata as claras com a pitadinha de sal até o ponto em neve. Despeje a clara em neve junto ao creme de mascarpone e mexa delicadamente, para que a mistura não perca todo o aerado da clara.
Prepare o café. Fiz seis xícarazinhas, mas com pó para 10. Deixe esfriar e adicione o licor de Amareto. Despeje em um prato fundo. Agora é hora de “molhar o biscoito”. Uma travessa quadrada (±22cm) vai muito bem para montar esse doce. Passe uma camada do creme de mascarpone no fundo e depois, mergulhe rapidamente (2 segundos) a parte sem açucar da bolacha de champanhe nessa mistura do café, uma a uma, e vá montando as camadas do doce. Fica assim, creme, bolacha, creme, bolacha, e finaliza com mais uma de creme. Leve ao freezer por pelo menos quatro horas, mas fazer de um dia pro outro é o ideal. Retire do freezer e leva pra geladeira, por cerca de 30 minutas a 1 hora. Precisa estar firme para comer, mas não duro. Polvilhe o chocolate em pó por cima antes de servir. Pronto, belo! Prepare-se para uma voltinha ao paraíso.

Busquei essa receita em diversos livros (no Panelinha, da Rita Lobo, têm bem parecida) e sites, em italiano, inglês, português, enfim… tudo isso para chegar o mais perto possível da original. A receita acima, para mim, foi o melhor resultado dessa pesquisa. E o sabor… hummmmm.. ficou perfeito, só não ficou tão bom quanto o que comi em Veneza, pois afinal, era Veneza, na Itália, né!

fooder-tiramisu4

fooder-tiramisu2

fooder-tiramisu6

fooder-tiramisu5

fooder-tiramisu3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *