Pão de hamburguer

Ingredientes:

  • 500g de farinha;
  • 250g (ou 250ml) de leite frio. Água também serve.
  • 15g de fermento fresco (ou equivalente de fermento seco)
  • 2 gemas de ovo frio;
  • 10g de sal.

Rendimento: 6 a 8 pães

Modo de preparo:
Em uma tigela, despeje os secos primeiramente: a farinha, o fermento, esfarelado com as mãos. Abra um buraco no meio da farinha, jogue as gemas, o sal, o leite e, com uma espátula, comece a encorporar a massa. Prepare uma superfície de trabalho, sua mesa por exemplo, jogue um pouco de farinha por cima e despeje a massa. Agora é hora de sovar. Vá manipulando a massa, dobrando-a e esticando com a palma da mão sobre a mesa por cerca de 5 minutos, até ficar lisinha. A massa deve grudar ligeiramente na mão. Descanse a massa (e as mãos também) por 5 minutos. Faça uma bola, divida-a em 6 a 8 bolas menores, cubra com um pano e deixe descansar em uma assadeira enfarinhada por uma hora, dobrando de tamanho.
Prontinho, Antes de levar ao forno, bata um ovo com um gole de água, para pincelar por cima da massa. Jogue gergelim por cima. Agora é só levar ao forno já bem quente (250 graus) por cerca de 10 minutos.

Ficam delíciosos, muito bons mesmo e fazem MUITA diferença em relação aos pães comprados prontos. Essa receita eu fiz como uma versão do pão doce, do livro Pães, do Richard Bertinet, e retirei a açucar e a manteiga. Pesquisando mais, descobri que o Olivier Anquier, fez uma receita que é assim.

fooder-pao-hamburguer-05

fooder-pao-hamburguer-04

fooder-pao-hamburguer-03

fooder-pao-hamburguer-02

fooder-pao-hamburguer-01

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *