Pães – Baguetes e Epi

fooder-baguete1

Ingredientes:

  • 500g de farinha;
  • 350g de água;
  • 10g de sal;
  • 15g de fermento fresco;

Rendimento: 4 baguetes grandes ou 8 pequeninas

Modo de preparo:

Em uma tigela, despeje a farinha toda, faça um buraco no meio, esfarele o fermento fresco no centro. Despeje a água e com a espátula primeiramente, vá juntando a mistura. Antes de levar para uma superfície enfarinhada para trabalhar a massa, adicione o sal, mexa mais um pouco e transfira com a espátula de padeiro para a mesa de trabalho.

Veja um post mais detalhado em Trabalhando a massa.

Cubra a massa e deixe descansar por uma hora, em um local aquecido. É o ambiente ideal para o fermento começar a reagir e crescer. Depois disso, despeja na mesa, divida em 4 bolas, ou 8, e deixe descansar mais 10 minutos. Abra uma cerveja, tome prazerosamente. Pegue cada uma das bolas feitas anteriormente, abra e modele os pãezinhos. “Assine” com os cortes na superfície do pão,enfarinhe, cubra e deixe mais uma hora descansando. O Epi, essa forma do pão que parece um trigo, é feito com a tesoura, cortando quase até o final da massa, em ângulo de 45˚ e torcendo a ponta para o lado. Aproveite e ligue o forno pra aquecer. Abra outra cerveja… rsrsrs.
Pães crescidos, na bandeja de assar, leve pro forno por 8 a 12 minutos, de acordo com a cor da crosta desejada. Ligar o timer nessas horas ajuda a não queimar o pão, afinal, foram algumas horinhas de espera para comer essa delícia.

fooder-baguete2

fooder-baguete3

fooder-baguete4

fooder-baguete5

Para encomendas de pães artesanais, entre em contato ;)

fooder-baguete6

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *