Hambúrguer caseiro de fraldinha

Ingredientes:

  • 300 à 400g de carne moída (fraldinha);
  • 1 lance de molho inglês;
  • 100g de queijo prato;
  • Sal e pimenta do reino à gosto.

Molho de cogumelos
Ingredientes:

  • 100g de cogumelos frescos;
  • 1/2 cebola doce;
  • 1 colher de manteiga;
  • Shoyo;
  • Sal.

Rendimento: 2 hambúrgueres

Modo de preparo:
Li a um bom tempo atrás, na revista Gula, duas opções de carne para hambúrguer: fraldinha e acém. Sozinhas, ou misturando uma com a outra, com certeza você vai ter um delicioso disco de carne para saborear!

Considero para um hambúrguer, de 150g a 200g de carne moída. Trabalhe a carne moída recém tirada da geladeria, pois ela fria é mais fácil de modelar. Misture a carne com o molho inglês e modele o disco, com altura aproximada de 2 dedos. Nessa receita, eu escavo um pouco da carne do meio, recheio com o queijo e fecho novamente com a carne. Gosto muito dessa forma de usar o queijo dentro, ao invés de colocá-lo por cima. Penso que cheddar ficaria ótimo aqui também. O sal e a pimenta vão só na hora que o hamburguer está fritando.

Com os hamburgueres feitos, coloque numa frigideira bem quente, com um fiozinho de azeite, e apenas sele os dois lados do hambúrguer bem douradinhos. Tempere com sal e pimenta e leve em forno alto, enquanto prepara o recheio, ou marque 5 à 10 minutos, que são suficientes, mas vai de acordo com o ponto que gosta da carne.

Para o molho, fatie os cugumelos, pique a cebola e na mesma frigideira do hambúrguer, coloque a manteiga e a cebola. Deixe refogar um pouco e acrescente os cogumelos, o shoyo e acerte no sal. Deixe bem douradinho.

Provavelmente seu hambúrguer já está bom. Retire-os e deixe sobre uma tábua de carne, para escorrer e assentar o suco. Aproveite o forno e aqueça os pães (caseiro, não esqueça!). Agora, chega de passar vontade, monta logo esse lanche e bom apetite!!

Eu preparei uma maionese com alho, tomilho, raíz forte e um pouquinho de mostarda dijon. Fica show!
Fiz esse hambúrguer depois de iro no MEATS, do chef Paulo Yoller (ex-Butcher’s Market), e seu sócio Dudu Borger (Le French Bazar), restaurante que faz hambúrgueres de primeira, e onde combinação excelente. O nome era Hooligan, se não me engano, com cheddar e uma maionese de raíz forte, que embora nada parecida, me inspirou na que fiz, descrita acima. Não sei qual dos dois ficou melhor hehehe!

fooder-hamburguer-fraldinha-01

fooder-hamburguer-fraldinha-02

fooder-hamburguer-fraldinha-recheio-01

fooder-hamburguer-fraldinha-recheio-02

fooder-hamburguer-fraldinha-04

fooder-hamburguer-fraldinha-05

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *